O que está buscando?

Programa SESI Atleta do Futuro - Luta Olímpica

Formando novos talentos e um dos esportes que mais distribuem medalhas nas Olimpíadas

 Por: Marco Antonio, SESI Mauá
10/07/201920:57- atualizado às 11:59 em 08/10/2019

Você já ouviu falar em luta olímpica?

A luta olímpica (também conhecida como wrestling) é um esporte de combate que envolve técnicas do tipo grappling (agarrar), como clinch, arremessos, quedas, bloqueios de articulações, pinos, entre outros.

Em um embate físico de força e estratégia, entre dois competidores, vence o lutador que mantiver o adversário com as costas presas ao tatame ou receber a maior pontuação por movimentos técnicos ao fim do combate. Na Luta Olímpica, as competições são disputadas nas modalidades feminina e masculina.

Agora, a luta olímpica está presente no SESI Mauá para crianças entre 9 e 17 anos como uma atividade física benéfica para melhoria da coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

A Luta Olímpica no SESI SP é considerada pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) um exemplo para todo o país. Segundo nossa atleta de rendimento Aline Silva, vice-campeã mundial de luta olímpica e medalhista pan-americana na modalidade, destaca a vantagem de ser um esporte barato, porque, além da área de luta, só são necessárias uma camiseta e uma bermuda como uniforme para praticá-la.

Nas Olimpíadas, a luta olímpica está entre os esportes que mais distribuem medalhas, sem falar no ganho para a personalidade para a vida de quem pratica esportes do gênero. Para aqueles que pensam que a luta tem a ver com violência, é importante esclarecer que este é o esporte individual mais coletivo que existe, porque dependemos do nosso parceiro de treino e é a partir disso que aprendemos a respeitar e a zelar pela integridade física do outro.

No Programa Atleta do Futuro, a modalidade pode ser praticada por meninos e meninas entre 9 e 17 anos, contemplando a formação e o aperfeiçoamento da atividade e promovendo a cultura esportiva dos alunos, com atenção especial ao desenvolvimento dos valores do esporte, que permeia todas as atividades.

É importante ressaltar que nessa faixa etária evitamos programas de treinamento competitivos que se concentram em torneios. Nesse quesito, os professores do Programa Atleta do Futuro estão preparados para realizar a mediação para cada idade, que se iniciam por meio de atividades lúdicas em que as crianças começam a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas que despertam o prazer pela prática esportiva.

Com experiência de mais de 20 anos ensinando artes marciais para crianças, o professor Roberto Alves desenvolve uma dinâmica e vivência da modalidade, compreendendo as características da prática esportiva em constante alinhamento com o Programa SESI Atleta do Futuro.

 

Conheça todas as fases de evolução técnica do nosso programa no link:

https://maua.sesisp.org.br/atleta-do-futuro