O que está buscando?

De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio e principais competições do calendário, atletismo do Sesi-SP inicia nova temporada

A equipe de atletismo olímpico se prepara para as principais competições nacionais e internacionais. Dois velocistas com chances de convocação para os Jogos Olímpicos participaram do Camping de Treinamento de Velocidade e Barreiras.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi Santo André
29/01/202014:18- atualizado às 09:15 em 04/03/2020

Nesta nova temporada do atletismo olímpico do Sesi-SP, 21 atletas sob o comando do técnico do rendimento da modalidade, Darci Ferreira da Silva estão atentos e focados nas principais competições previstas no calendário da Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O técnico explica que as fases estaduais são importantíssimas para construção e preparação para etapa do Campeonatos Brasileiro e Troféu Brasil e também as provas internacionais como Sul-Americano, Mundial de Atletismo Sub-20, Ibero-Americano e Olímpiada de Tóquio.

“Acredito que todos os atletas das provas de corrida podem conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos”, afirmou Darci durante apresentação da equipe para esta nova temporada.

Equipe de atletismo do Sesi-SP | Crédito: Elaine Casimiro 

Os velocistas da prova 4x100 m com chances de conquistar índices para os Jogos Olímpicos, Erik Felipe Cardoso, 20, e Felipe Bardi dos Santos, 22, foram convocados para um Camping de Treinamento de Velocidade e Barreiras junto com o técnico Darci, promovido nos dias 13 a 17 de janeiro pela CBAt e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os dois atletas passaram por avaliações física, biomecânica e também participaram de palestras sobre condições extremas, mídia trainning e coaching.

2019: ano de muitas conquistas

Fortalecendo a trajetória e conquistas da equipe do Sesi-SP, nada melhor que relembrar alguns destaques em 2019.

Após conquistarem 7 medalhas de ouro e o inédito título nacional para o Sesi-SP como equipe campeã da 3ª edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, 6 atletas do rendimento e alunos do Centro Educacional do SESI Santo foram convocados para o Mundial Escolar de Atletismo 2019 realizado no mês de maio na Croácia. O destaque desta competição foi o atleta Adrian Henrique Dias Vieira, 19, eleito o melhor atleta do mundo na competição.

No Grande Prêmio de Atletismo do Paraguai, o velocista Erik Felipe, da categoria sub-20, conquistou duas medalhas: ouro na prova dos 100 m e a prata nos 200 m. Ele e o atleta Felipe Bardi também representaram o país no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto em Lima no Peru. Eles garantiram duas medalhas de prata: Erik na prova de revezamento 4x100 m e Felipe Bardi se destacou nos 100 m.

Felipe Bardi garantiu medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto em Lima

A equipe do Sesi-SP representou o Brasil com seis atletas e conquistou 10 medalhas no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-20 realizado na Colômbia. O atleta Erik quebrou o recorde desta principal competição da categoria da América do Sul e foi eleito melhor atleta da competição.

Destaque na temporada anterior, Erik Felipe é ouro no GP do Paraguai

“No ano passado o Erik foi destaque. Ele recebeu troféu de melhor atleta Estadual, Brasileiro e Sul-Americano de sub-20. Sempre esteve entre os 10 e finalizou entre os 20 do mundo no ranking da Associação Internacional de Federações de Atletismo. Foi convocado para o Pan-Americano Adulto e por mudança no regulamento de última hora foi desconvocado pelo COB e CBAt. Competiu a Universíade na Itália colocando o Brasil na grande final do revezamento 4x100m”, declarou o técnico Darci.

No Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado em junho, a equipe do Sesi conquistou o título de campeão na classificação geral e também na masculina. Ao todo o time conquistou 13 medalhas. Nesta competição participaram mais de 640 atletas e 100 clubes.

Sesi-SP é campeão na classificação geral e masculina no Campeonato Brasileiro Sub-20 | Crédito: Wagner Carmo/CBAt

No mês seguinte, quatro atletas do Sesi-SP foram convocados para o Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub-20 em San José na Costa Rica. Eles conquistaram para nosso país 5 medalhas. “Houve vários recordes do mundo quebrados nessa competição e certamente contribuímos com o melhor resultado do Brasil de todos os tempos”, declarou Darci.

Nossos atletas e técnicos se destacam pela preparação física, técnica, tática e psicológica. Além das participações nas principais competições da modalidade, também são convocados para representar o Brasil e a marca Sesi em campeonatos internacionais e competições de destaques no país.  

- 6 atletas para Sul-Americano SUB-20 Colômbia + 1 técnico

- 4 atletas para Pan-Americano SUB-20 Costa Rica + 1 técnico

- 2 atletas para Sul-Americano Adulto Peru

- 6 atletas para Mundial Escolar Croácia + 1 técnica

- 1 atleta para Sul-Americano Escolar Paraguai

- 6 atletas Brasileiro Escolar Natal + 2 técnicos

- 2 atletas Brasileiro Escolar Mirim + 1 técnica

- 1 atleta Brasileiro Escolar Infantil + 1 técnica

- 18 atletas Troféu Brasil Bragança Paulista + 2 técnicos

- 2 atletas GP Brasil Bragança Paulista + 1 técnico

- 1 atleta GP Paraguai

- 1 atleta Universíade Itália

- 1 técnico em curso da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) sendo aprovado no alto rendimento

 

Leia também