”A criatividade é a inteligência se divertindo”, Albert Einstein
Por: Michele Pacheco | Professor de Atividade Esportiva do SESI-SP
16/11/202016:38- atualizado às 16:38 em 16/11/2020
Não há diversão melhor do que você praticar um esporte que goste com os amigos ou até mesmo sozinho, não é mesmo?!
Além disso, você sabia que nesta simples prática de exercício físico você pode melhorar sua criatividade?
Isso mesmo! Quando mexemos o nosso corpo há uma melhora na circulação do sangue e na oxigenação do cérebro, o que aguça a clareza mental.
Os exercícios físicos são capazes de alterar algumas estruturas do cérebro responsáveis pela memória e aprimorar funções neuronais ligados à aprendizagem. E essas mudanças começam a aparecer mais rápido do que imaginamos.
Aqueles que tem uma rotina diária de exercícios possuem um hipocampo – área cerebral responsável pela memória – maior e mais saudável. E os exercícios nem precisam ser intensos ou prolongados.
As atividades físicas em ambientes abertos como caminhada, corrida, nadar ou pedalar, ampliam a percepção, atenção e se mostram como fator importante para o pensamento mais criativo. Isso ocorre porque seu corpo relaxa sua mente e assim trabalha a criatividade de forma mais eficaz.
Além dos exercícios físicos serem umas das melhores formas de você estimular a sua cognição é a maneira mais divertida, prazerosa, saudável e, ainda, é a mais barata para aguçar a sua criatividade.