O que está buscando?

Estudante do Sesi São Bernardo vence 15ª edição do Desafio de Redação e ganha bolsa de estudos para estudar em universidade

Mais duas alunas da Rede Sesi da região do Grande ABC também foram premiadas em suas respectivas categorias e cada uma ganhou um tablet.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
18/11/202115:50- atualizado às 15:57 em 18/11/2021

A vencedora Lívia Farias Cassemiro | Foto: Claudinei Plaza - Diário do Grande ABC

“Foi um misto de surpresa e muita alegria em receber a notícia. Diante de tantas redações não imaginava que poderia ser ganhadora. Muito feliz por ter conseguido uma vaga em uma faculdade”, relatou a aluna do 3º ano do ensino médio da escola Sesi São Bernardo, Lívia Farias Cassemiro, 18 anos, a vencedora do 15º Desafio de Redação, promovido pelo jornal Diário do Grande ABC e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Ela comemorou a conquista de ganhar uma bolsa de estudos para qualquer disciplina na USCS e já pensa na escolha do curso que poderá guiar a sua vida profissional. “Eu quero fazer algum curso relacionado com desenho, porque eu gosto muito da área de designer. Então, o curso de arquitetura oferece disciplinas mais próximas do que eu gosto e estou muito interessada”, conta.

O concurso literário deste ano recebeu mais de 6 mil textos e abordou o tema A Ciência como a Luz na Escuridão. “Conseguimos retratar tudo que está acontecendo em nossa sociedade com as questões da pandemia, a ciência sendo desacreditada, então, foi bem o reflexo do que a gente está vivendo hoje”, explicou vencedora do Desafio.

Maria Eduarda, Professora Ilvanita e Lívia Cassemiro

A colega de turma da Lívia, a estudante Maria Eduarda Lopes Ribeiro, 18 anos, também foi uma das ganhadoras do concurso. Ela ganhou um tablet. Toda equipe escolar da escola Sesi São Bernardo recebeu a notícia com muita festa, homenagens e alegria as duas conquistas.

“Tenho que agradecer principalmente a nossa professora de português Ilvanita de Sousa e a tutora Rafaela Torres que apresentaram a proposta para gente. Teve todo processo de escrita, o auxílio dos nossos mentores ao mesmo tempo que desafiante, foi algo reconfortante porque conseguimos elaborar um texto com a ajuda de todos”, disse Maria Eduarda.

A escola Sesi Diadema também ficou em festa quando soube do resultado da aluna do 8º ano, Joanna Pereira e Silva, 13 anos, que foi uma das ganhadoras do concurso e recebeu um tablet como prêmio.

Feliz e grata por todos que ajudaram, Joanna também ficou surpresa com resultado diante de tantos alunos participantes de toda rede de ensino do Grande ABC. “Durante o processo de elaboração tive muito apoio da minha professora de língua portuguesa, a Glaucia, e da minha mãe porque elas me incentivaram a enviar o texto”, contou a estudante de Diadema.

Joana recebeu o certificado do concurso

Joanna explica que todo o processo foi baseado em muita pesquisa, assim como todos os projetos da escola, na biblioteca e com as professoras de português, aliado ao fato de sempre gostar de ler. “Antes de começar o texto fui pesquisar na internet como começava e descobri que era baseado em vários pontos de vista, que era legal citar os assuntos do momento que no caso é da covid-19 e com isso fui elaborando com as minhas palavras para que assim eu pudesse concluir a minha redação que propiciou esse resultado final”, explicou Joanna.

O concurso literário é um evento tradicional e o mais aguardado pelas escolas todos os anos. Nesses 15 anos de projeto, o Diário do Grande ABC já recebeu mais de 1,4 milhão de redações de escolas públicas e particulares dos sete municípios.

A redação vencedora da aluna Lívia: 

 
Capa do jornal do Diário do Grande ABC anunciando a vencedora
 
Matéria completa no caderno Setecidades com a lista de ganhadores