O que está buscando?

Especialistas dão dicas sobre como lidar com as emoções em tempos de pandemia

“É importante encarar os sentimentos, sejam eles quais forem”, ressaltou a psicóloga educacional da rede escolar SESI-SP, Daniela Berbel, durante bate-papo na Semana SESI Pausar & Recarregar. Confira!

 Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
16/10/202015:59- atualizado às 16:07 em 16/10/2020

Quem é que não notou uma mudança em si mesmo em relação aos sentimentos e emoções diante da pandemia do coronavírus? Para auxiliar a todos, especialmente os professores, no trato com essa transformação provocada por um momento tão particular e inesperado, duas especialistas do SESI-SP compartilharam reflexões e uma série de dicas durante o bate-papo “Gerenciamento de Emoções e Inteligência Emocional”, na última quarta (14/10), parte da programação da Semana SESI Pausar & Recarregar. 

Perdeu a palestra “Gerenciamento de Emoções e Inteligência Emocional”? Clique aqui para ver na íntegra. 

 

Entre as questões abordadas, a psicóloga educacional da rede escolar SESI-SP, Daniela Berbel, ressaltou que situações de grandes mudanças exigem esforços adaptativos. “Não somente a natureza em si de um acontecimento, como uma pandemia, gera estresse, mas o significado que cada um atribui, os recursos e formas de enfrentamento acessíveis, bem como o ambiente em que cada um está inserido. Apesar dos aspectos individuais, uma forma de cuidado em comum é contar com uma rede de apoio, entre amigos, por exemplo, onde seja possível encontrar encorajamento”, exemplificou.

A especialista falou também sobre a importância de encarar os sentimentos, seja eles quais forem. “Muitas pessoas não toleram alguns sentimentos, acreditam que algumas de suas emoções não fazem sentido ou mesmo se culpam por sentir fraqueza, acham humilhante e que o outro não vai compreendê-lo. Então, como estratégias, se isolam, se alimentam compulsivamente, assim, caminham facilmente para quadros de ansiedade e até depressão,” comentou Daniela. E completou: “Isso acontece, pois as pessoas lidam com as emoções de maneira disfuncional, mas é preciso entender que todos podem experimentar a tristeza, o medo, a falta de esperança. O próximo passo é se perguntar o que fazer com isso. Se esquivar, fugir, se responsabilizar ou buscar apoio?”, refletiu.

 

  

A psicóloga educacional da rede escolar SESI-SP, Daniela Berbel, e a especialista em esporte do SESI-SP, Jaqueline Leite, participantes do bate-papo “Gerenciamento de Emoções e Inteligência Emocional”. Fotos: Divulgação

 

A especialista em esporte do SESI-SP, Jaqueline Leite, ressaltou que a Covid-19, uma das maiores crises de saúde dos nossos tempos, inevitavelmente, intensificou o sedentarismo. “Para ter uma ideia, uma pesquisa feita a partir de aplicativos de contagem de passos mostrou uma redução de até 38% nessa movimentação durante o período mais crítico do isolamento social. “Essa ‘preguiça’ que já tínhamos normalmente, foi ainda mais impactada pela mudança de contexto, o isolamento social, que mexeu também com nossas emoções”, comentou. 

Concordando com a psicóloga, Jaqueline reforçou a importância de reconhecer que todos podem ter desvios comportamentais, e sobre a necessidade de tentar trabalhar essas questões de maneira racional. “É preciso disciplina, empenho, resiliência. Interpretar quais fatores colaboram para uma rotina saudável e, aos poucos, com orientação profissional, tentar retomar. Melhorar a alimentação, praticar atividades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, o autocuidado, tudo isso precisa estar integrado,” comentou.
 
A mediação do bate-papo foi realizada pela supervisora da área de Saúde e Inclusão Escolar do SESI-SP, Soraia Romano.

 

Pausar e Recarregar

O bate-papo fez parte da Semana SESI Pausar & Recarregar, série de eventos online para celebrar o empenho de professores - e também dos estudantes e seus familiares - neste ano tão desafiador. Será uma semana inteira de atividades especiais, com palestras, concertos e contação de histórias. Aberta para todos os públicos, as atrações podem ser conferidas, ao vivo, pelo canal do SESI São Paulo no Youtube

 

 Confira a programação completa, clique aqui. 

 

Leia também: 

Bachiana abre Semana Pausar e Recarregar com apresentação especial no Dia das Crianças 


Ana Luísa Lacombe encanta com contação de histórias na Semana SESI Pausar & Recarregar
 

Leia também