Desafiados a criar soluções para que a população se torne mais ativa fisicamente, estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, incluindo as unidades SESI, participam da fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. O campeonato online será realizado nos dias 7/5 e de 11 a 14/5. As equipes do Sesi-SP competem a partir de 11/5.
O tema da temporada 2020/2021 é "RePLAY - esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo", e desafia as equipes a pensarem em formas de incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Além de apresentarem um projeto de pesquisa, os estudantes devem criar robôs com a ajuda de blocos de montar, que realizarão missões referentes à temática da competição de robótica educacional.
"O tema nos proporcionou muitos debates, interações, rodas de conversa, socializações, pesquisas e a possibilidade de adquirir novos conhecimentos sobre um assunto conhecido, mas que não entendemos tão a fundo. Na situação de pandemia, muitas pessoas pararam com a prática de atividades físicas, não só pelo fato de não podermos sair de casa, mas pela falta de motivação, incentivo e conhecimento sobre os diferentes tipos de exercícios que podem se realizar, exercícios esses que não precisam necessariamente ser monótonos e demorados, mas sim com diversão e eficiência que é o que a temporada nos propõe", explicou o orientador de educação digital do Sesi-SP, Willian Geraldo Bomfim dos Santos.
No dia 7 de maio, 16 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares competem entre si. Nos dias 11 e 12, concorrem 45 times do SESI-SP; e dias 13 e 14, outras 43 equipes de alunos da instituição. Em cada uma das etapas, as equipes que chegarem ao pódio (1º, 2º e 3º lugares) serão premiadas e garantem vaga no nacional, em junho deste ano. Mais times serão classificados para essa fase, e a divulgação também será feita durante as cerimônias de premiação.
"Eu gostei muito do tema da robótica esse ano, pois é um tema bem verídico, é algo em que nós lidamos diante da sociedade, e também porque isso irá ajudar muitas pessoas, que não tem condição de entrar em uma academia, ou para uma pessoa que antes ia para a academia, mas como agora ela está fechada, ela não está praticando e pode estar começando a ficar sedentária, ou para pessoas que já estão sedentárias, isso pode reverter o caso dela, podendo ajudar e muito", declarou a integrante da equipe do Sesi Mauá - Jardim Zaíra, Manuela França, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental II.
Tanto abertura e divulgação dos vencedores, quanto alguns lances dos desafios dos robôs serão transmitidos via redes sociais, na conta Facebook.com/ roboticasesisp
Veja os projetos dos estudantes das escolas SESI da região do Grande ABC:
Equipe do SESI Ribeirão Pires - Sesi Storm
O nome do projeto desenvolvido pela equipe é "O sedentarismo relacionado aos deficientes físicos e amputados", e o objetivo é promover a acessibilidade e a possibilidade de exercícios para pessoas debilitadas, amputadas ou com próteses, através de um aplicativo, evitando assim o sedentarismo.
Equipe do SESI Mauá (Jardim Zaíra) - Sesi ZBOT79
Os alunos criaram a plataforma Y.W.O que tem como objetivo de oferecer para as pessoas que não tem acesso a locais apropriados, exercícios orientados por uma profissional de educação física, que aproveita as coisas que tem em casa para que as pessoas se mantenham em atividade e se afastem da vida sedentária. A plataforma visa através da gameficação e das redes sociais, fidelizar os usuários assim como o que acontece com redes sociais com vídeos de curta duração como por exemplo o TikTok.
Clique aqui e veja o vídeo de apresentação da equipe.
Equipe do SESI Mauá (Jardim Adelina) - Sesi Robot’s Viking’s D
O X-LIGHT é um videogame adaptado para atender os deficientes visuais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos PCD’s (Deficientes visuais), com a criação de jogos que possibilitam movimento do corpo, diminuindo o sedentarismo no mundo.
E para que essa movimentação com os jogos aconteça, a equipe criou o EYES OPEN (OLHOS ABERTOS), um aparelho que projeta um avatar e consegue captar os movimentos de uma pessoa através de uma pulseira vibratória.
O X-LIGTH possui grade de ventilação para que o videogame não aqueça. Eles colocaram também uma porta HDMI para conectar o videogame com TV`s de Plasma, LDC. Possui também uma porta LAN para conectar um sinal de WIFI e uma porta USB 3.0 type B, que conectará o EYES OPEN com o XLIGHT.
SERVIÇO:
Torneio de Robótica - FIRST LEGO League - regional São Paulo
Datas e horários
• Etapa 1 - Alunos de escolas públicas e particulares
Dia 7/5: 8h (abertura) | 16h (desafio dos robôs) | 17h (premiação)
• Etapa 2 - Equipes de alunos SESI-SP
Dia 11/5: 8h (abertura) | 18h (fechamento)
Dia 12/5: 8h (abertura) | 11h (desafio dos robôs) | 13h30 (premiação)
• Etapa 3 - Equipes de alunos SESI-SP
Dia 13/5: 8h (abertura) | 18h (fechamento)
Dia 14/5: 8h (abertura) | 11h (desafio dos robôs) | 13h30 (premiação)
Saiba mais sobre a FIRST LEGO League (FLL)
A competição internacional de exploração científica, voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos, é realizada em uma parceria da Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com o Grupo LEGO. A fase nacional é realizada pelo SESI, e o SESI-SP é suboperador da etapa regional.