No dia 16 de junho, alunos das escolas do Sesi de Mauá e Ribeirão Pires participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo.
Para equipe Mentes do Futuro, que representou a unidade escolar no Jardim Zaíra, o evento foi inesquecível, repleto de aprendizados e emoções. A competição proporcionou uma oportunidade única de aprimorar habilidades em trabalho em equipe, robótica e programação. Para gestão escolar, a dedicação e entusiasmo dos alunos foram inspiradores, trazendo ainda mais motivação para buscar novos desafios. "Nossa equipe expressa gratidão aos pais e à equipe da unidade escolar pelo apoio e incentivo", declarou os estudantes.
Equipe de Robótica Mentes do Futuro da Escola Sesi Mauá - Jardim Zaíra
Em maio deste ano, os alunos Caio Souza, Rhaylene de Jesus, Luan Portilho e Lucas Guasco, do 1º Ano do Ensino Médio, formaram a equipe de robótica MecaWalkers da Escola Sesi Ribeirão Pires. E em poucas semanas já estavam desenvolvendo raciocínio lógico de forma coletiva, resolução de problemas e busca de estratégias para um bom desempenho na arena com o robô.
O engajamento dos estudantes foi tão intenso que eles aceitaram o desafio proposto pelo orientador de educação digital, Denilson dos Santos para participar da OBR. “A estrutura do robô foi construída do zero pelos alunos, utilizaram peças feitas em impressora 3D, peças Lego e sensores eletrônicos do Arduíno, os mesmos utilizados em projetos de automação. O simpático MecaBot, como foi batizado, surpreendeu e chamou a atenção de outras equipes no dia da competição, pois utiliza a tecnologia da Micro:bit a mesma placa usada nas aulas da Escola de Robótica Sesi e uma placa de expansão Hackbit produzida no Brasil. O resultado foi muito satisfatório levando em conta o tempo de vida da equipe e poucas horas de treino, mas muito aprendizado foi envolvido”, declarou Denilson.
Ao todo, 40 equipes estavam inscritas na competição. A MecaWalkers ficou em 21º em sua primeira participação na competição.
Agora as equipes já se preparam para a FIRST LEGO League (FLL) Masterpiece 2023/24.
Equipe de Robótica MecaWalkers da Escola Sesi Ribeirão Pires